Institucional-Transplante capilar
Sabe como é o ciclo de vida do cabelo?

Os pelos e cabelos possuem uma função importante, além de serem, de alguma forma, uma proteção do nosso corpo. No caso dos cabelos, também afetam a estética e interferem muito no nosso visual.

O corpo humano é composto por muitos órgãos, sistemas, tecidos e outros. Cada parte possui sua devida função e objetivos. O coração, por exemplo, é imprescindível para a vida, uma vez que bombeia o sangue para o restante do corpo. Porém, embora o coração, o pulmão e outros órgãos sejam fundamentais, eles sozinhos não dão conta de tudo. O corpo inteiro precisa estar funcionando plenamente para que tudo corra bem com a nossa saúde.

Dentre as muitas funcionalidades e possibilidades que o corpo humano nos proporciona, como a liberação hormonal de adrenalina em situações de perigo e medo. Esse hormônio, por exemplo, está inserido no contexto do comportamento de luta e fuga, que envolve algumas alterações para enfrentar essas situações. Porém, outros artifícios corporais também são voltados para o aspecto da proteção, como os pelos.

A pele abriga os folículos capilares, de onde nascem os fios de cabelo e pelos. Ela também é considerada um órgão, pois reveste, protege nosso corpo e atua na temperatura. Aliás, a pele é o maior órgão do corpo humano!
Dito isso para contextualizar o funcionamento dos folículos pilosos e trazer mais informações acerca do ciclo dos cabelos, vamos entender um pouco mais sobre o assunto!

O que são folículos capilares?

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o folículo piloso, local no qual se originam cabelos e pelos, começa a se desenvolver ainda na fase embrionária do bebê, por volta da nona semana. Após a 22ª semana, todos os folículos do corpo já estão maduros. Ou seja, o número de folículos que uma pessoa terá é determinado antes mesmo de ela nascer, incluindo os do couro cabeludo. Dessas estruturas nascem os nossos fios, que são compostos, principalmente, de queratina.

Portanto, sem folículo, não há cabelo!

Por isso, a técnica FUE de transplante capilar executa a extração dos folículos para implantá-los na região que se deseja ter mais cabelo. Essa é uma etapa crucial para a realização do procedimento. Outro ponto é que a região doadora precisa ser bem escolhida, para que os folículos estejam aptos a crescer na área que vai recebê-los.

Qual o ciclo de vida dos cabelos?

A ABCRC é a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar e alega que existem 3 fases no ciclo dos fios. São elas: Anágena, Catágena e Telógena. Nomes diferentes, né?

Na fase anágena, ocorre o crescimento, que pode durar de dois a oito anos. Após isso, existe um momento em que o folículo se degrada, conhecido como fase catágena. Por fim, o descanso: na fase telógena é a hora do repouso!

Nosso cabelo possui essas fases, e o ciclo envolve queda, que possibilita os folículos darem espaço para novos fios. Por isso, em algum grau, sofrer com isso é normal. O problema se torna evidente quando há queda excessiva. Mas, existe uma média saudável e comum, embora isso varie de pessoa para pessoa. Segundo a SBD, “Em média, uma pessoa possui 100 mil fios de cabelo e é esperado que cerca de 100 a 200 fios caiam por dia.”

Por isso, não precisa se preocupar com qualquer queda. É comum que os cabelos caiam em certo nível e todos lidam com isso, pois novos fios também precisam nascer. Só se atente se a queda tem ultrapassado a média de normalidade.

E quais são as etapas do transplante capilar?

Então, bem como o nosso cabelo, o transplante capilar também possui algumas etapas até ser concluído.

O primeiro passo é muito importante pois vai ser de selecionar, escolher e delimitar as áreas que vão receber o transplante. Isso é interessante pois deixa evidente, para o médico e o paciente, a proporção do procedimento. Além disso, essa etapa deve estar alinhada com o desejo do cliente. Alguns, como é o caso do ator e sócio da Mais Cabello, Malvino Salvador, que realizou sua cirurgia na Mais Cabello em fevereiro de 2021, são apenas para reduzir as entradas. Isso proporciona um visual natural, que não difere radicalmente da aparência anterior. Depois, seguindo a técnica FUE, ocorre a extração dos folículos, separação dos fios e implantação dessas estruturas na área previamente delimitada pelo passo anterior.

Ficou curioso para conferir o resultado final de alguns procedimentos realizados pela clínica? Você pode conferir clicando aqui!

Por fim, existe um suporte que avalia periodicamente a evolução e o andamento do procedimento no paciente. Esse acompanhamento junto aos profissionais da clínica serve para verificar se tudo está correndo bem e também conferir os resultados graduais.

Para mais detalhes, basta conferir nosso site que reúne mais informações sobre transplante.

Resumindo…

Nosso corpo é muito complexo, né? O cabelo, que tem a queratina como principal “ingrediente”, possui um ciclo específico e uma etapa própria para o crescimento. Além disso, vimos que a queda de cabelo, em algum grau, é normal. Mas, sempre fique atento se seus fios não aparentam estar caindo mais do que deveriam.

Além de aprender sobre as fases do ciclo capilar, você também conheceu mais sobre as etapas do transplante capilar pela técnica FUE. Recapitulando: Delimitação da área, extração dos folículos e, por fim, a implantação.

Segue também um reforço de que o procedimento de transplante é uma cirurgia, que embora indolor e minimamente invasiva, deve ser realizada apenas por médicos. As clínicas Mais Cabello são equipadas para realizarem os procedimentos dentro de suas próprias estruturas e possuem profissionais habilitados para tais práticas.

Um resultado final satisfatório só é possível se o corpo médico for qualificado e souber ouvir o desejo do paciente. Por isso, sempre deixe claro seus desejos e alinhe suas expectativas com o profissional para verificar a possibilidade do transplante.

Dessa forma, o transplante capilar pode ser o suporte que você tanto precisa para fortalecer a sua autoestima. Sabemos que essa tarefa não é fácil, mas é possível e a Mais Cabello está aqui para isso!