Institucional-Transplante capilar-Tratamentos
TOP 10 – DÚVIDAS MAIS CABELLO

Nossa equipe de especialistas se juntou para responder as 10 dúvidas mais frequentes sobre transplante capilar. Confira a seguir!

1 – O que é implante capilar e o que é transplante capilar?

Apesar de muitas pessoas acharem que é a mesma coisa, existe uma grande diferença entre essas técnicas. O Implante é mais antigo e utilizava fios artificiais inseridos no couro cabeludo do paciente, porém a taxa de rejeição no organismo é muito grande, apesar de ser um material biossintético.

Já o transplante é quando se usa o material biológico, ou seja, o fio do próprio paciente é retirado de uma área doadora e implantado na área receptora. Este fio irá crescer normalmente, com todas as características da área de onde foi retirado, ou seja, um folículo sem o gene da calvície, que não irá cair com o passar do tempo.

2 – Como funciona o transplante capilar e quais as técnicas de transplantes atuais?

As mais comuns hoje em dia são FUT (transplante de unidades foliculares) e FUE (extração de unidades foliculares).

A técnica FUT realiza a retirada de uma faixa de couro cabeludo da área doadora e divide essa faixa de pele em partes menores. Em seguida, elas são levadas aos microscópios e as unidades foliculares são separadas

Porém, a técnica que fazemos aqui na Mais Cabello é a FUE. Esse método consiste na retirada de unidades foliculares, uma a uma, de uma área doadora para ser transplantada para área afetada pela calvície de forma minimamente invasiva sem cicatriz linear, dando maior liberdade aos pacientes na escolha do corte de cabelo. Cada folículo pode ter de 1 a 6 fios de cabelos que serão separados um a um para a fase de implantação.

Após a implantação, o folículo produzirá novos fios que posteriormente irão nascer de forma definitiva proporcionando volume e aparência natural. O transplante é rápido, indolor e com a possibilidade de retorno às atividades normalmente no dia seguinte do procedimento.

3 – É possível transplantar de uma pessoa para outra pessoa?

O transplante do folículo capilar funciona como qualquer outro órgão do corpo humano, ou seja, se pegarmos o cabelo de outra pessoa, o transplante não terá sucesso pois haverá rejeição. O próprio organismo irá enxergar estes folículos como corpos estranhos e irá atacar esses fios com seu sistema imunológico.

4 – É possível transplantar de outras partes do corpo?

Sim, é possível retirar fios de outras áreas do corpo, como da barba, do peitoral e do braço, por exemplo. Inclusive retirar do couro cabeludo e transplantar em outra região do corpo também é possível. Não existe rejeição quando o fio de cabelo, ou pelo, é do próprio paciente. Essa técnica é conhecida como body hair transplant e também pode ser realizada na Mais Cabello.

5 – O transplante capilar é definitivo?

Fique tranquilo! O transplante capilar é definitivo, desde que a área doadora escolhida seja correta, ou seja, que os folículos sejam extraídos da área da cabeça que não tem o gene da calvície.

É importante ressaltar que a calvície é um processo contínuo, ou seja, mesmo que os fios transplantados sejam definitivos, os fios que o paciente já tinha na área receptora podem continuar caindo, por isso é importante preservar a área doadora para uma segunda ou até terceira sessão de transplante, anos depois. Tão importante quanto o bom resultado na área receptora é não prejudicar a área doadora.

6 – Quais os cuidados que devem ser tomados após o transplante?

Existem alguns cuidados que o paciente precisa ter após o transplante, como: não expor a cabeça ao sol, evitar transpirar, não usar boné ou capacete e não fazer atividades físicas por um período curto, para que os folículos transplantados não caiam. Desta forma, os fios transplantados serão permanentes e irão crescer normalmente.

7 – É feito um acompanhamento após o transplante?

Sim, aqui na Mais Cabello temos avaliações periódicas que são muito importantes! Logo no dia seguinte ao transplante, o paciente retorna à clínica para retirar o curativo e lavar a cabeça. Avaliamos se está tudo ok e ele retorna para casa.

Temos então uma nova avaliação com 10, 30, 60 e 90 dias… A equipe médica realiza acompanhamento mensal até 1 ano após o transplante. Registramos em foto todas as etapas de queda e crescimento dos fios. Todos os fios transplantados caem naturalmente até o terceiro mês e só depois nascem os fios definitivos. Com um ano já temos o resultado final.

Durante o acompanhamento, realizamos as sessões de Vittahair e em alguns casos indicamos o Maxxhair, que é a dermopigmentação do couro cabeludo, para melhorar a percepção de volume, com uma aparência natural. Além disso, oferecemos diversas terapias capilares que podem servir de complemento pós transplante.

8 – Mulher pode realizar transplante capilar?

Claro! O número de mulheres procurando a clínica Mais Cabello tem aumentado bastante, pois os resultados são muito satisfatórios. Geralmente a busca é por três motivos:

  • rebaixamento de testa, onde reconstituímos a linha frontal da mulher que sofrem com a linha capilar muito alta;
  • cobertura de cicatriz por algum procedimento estético no rosto (lifting facial) ou outra cirurgia na cabeça.

9 – A mulher tem que raspar o cabelo todo para fazer transplante capilar?

A diferença do transplante masculino para o feminino é que não raspamos toda a cabeça da mulher, e sim apenas a área onde iremos extrair os fios, de modo que o próprio cabelo comprido esconda a área raspada.

10 – Existem tratamentos capilares alternativos ou complementares ao transplante?

Aqui na clínica Mais Cabello oferecemos terapias capilares com diferentes objetivos. O importante é realizar uma avaliação, assim, a terapeuta capilar poderá te dizer qual ou quais tratamentos são indicados para o seu caso.

Um dos tratamentos que é indicado tanto para homens quanto para mulheres, é o Vittahair. Trata-se de uma microinfusão de vitaminas e medicamentos diretamente no couro cabeludo com a função de nutrir os folículos capilares para estimular o crescimento dos fios de forma mais forte e saudável. Os resultados são percebidos a médio e longo prazo, mas são muito eficientes. Todos os pacientes que realizam o transplante aqui na Mais Cabello ganham três sessões de Vittahair.

A Mais Cabello é um centro especializado em transplante capilar com objetivo de exaltar a sua autoestima através de um procedimento moderno, indolor e eficaz.

Oferecemos soluções capilares inovadoras: o melhor transplante com o melhor custo. Entre em contato e agende uma avaliação!

E não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais!