Dermatologista explica sobre as alterações hormonais do período pós parto e amamentação e indica procedimentos capazes de diminuir os impactos desse período.
Alguns dos momentos mais importantes na vida de uma mulher são a gestação e parto, sendo para muitas, a realização de um sonho de vida. Mas, apesar de ser um marco, nem todo o processo é de sorrisos e alegrias. As alterações hormonais que o corpo sofre no após o parto atingem a saúde e força dos cabelos e assim, muitas mamães sofrem com a queda capilar, principalmente no período de amamentação.
A perda dos fios pode começar por volta dos três meses após o nascimento do bebê. A queda de cabelo nessa fase é chamada de eflúvio telógeno. A doença pode ser desencadeada por inúmeros fatores, geralmente considerados traumáticos para o organismo. Cirurgias, emagrecimento rápido, perda de sangue, uso de medicamentos específicos, estresse emocional e até alterações da tireoide podem provocar a doença, além, é claro, do pós-parto
“Durante esse período, os fios entram em fase catágena e telógena e a queda pode ser intensa. A amamentação pode agravar o que se caracteriza como eflúvio telógeno”, explica Carla Nogueira, dermatologista da Mais Cabello, clínica especializada em tratamentos e transplantes capilares no Rio de Janeiro.
Para se ter uma ideia, o normal é que uma pessoa saudável perca, por dia, até 100 fios. Já no eflúvio, essa queda pode chegar a 300 fios diariamente. Vale lembrar que nem toda mulher vai apresentar uma queda muito acentuada e que o eflúvio é diferente de uma alopecia, doença em que os fios caem e não nascem mais, ou mesmo da calvície feminina.
O eflúvio possui duas formas de se manifestar: crônica e aguda. A segunda forma, isto é, a aguda, normalmente está ligada a algum evento em específico, como doenças metabólicas, infecções e até mesmo a cirurgias, como a bariátrica. Outro fator que pode acarretar a incidência desse problema é o estresse, sendo um gatilho que antecede a queda.
Porém, no contexto pós parto, estamos falando da queda capilar relacionada à gravidez. Esse seria o evento que antecipa a perda dos fios e portanto, sendo a forma aguda desse problema. Nesse caso, o período do eflúvio telógeno agudo pode durar entre dois a três meses, após o parto, tendo uma melhora ao fim desse intervalo.
A gestação e a amamentação são períodos importantes e ter os cabelos menos volumosos pode afetar muito a autoestima das mulheres. Porém, apesar desse problema em decorrência das mudanças hormonais, a queda pós parto tem tratamento seguro para lactantes e mamães. Confira algumas informações sobre o VittaHair, a estratégia utilizada pela Mais Cabello para tratar essa queda.
Tratamento utiliza a aplicação de vitaminas do couro cabeludo
Para diminuir os impactos dessas intensas alterações hormonais, a aplicação de vitaminas no couro cabelo pode ajudar bastante. Apesar de trazer grandes resultados, é preciso ter atenção ao uso de Finasterida. Ele é contraindicado no período de gestação e amamentação. Portanto, a infusão no couro cabelo deve ser feita com autorização e autorização médica. “Esse complexo vitamínico tem que ser manipulado de acordo com as necessidades do paciente. Após a devida avaliação personalizada, o especialista pode dosar todas as quantidades de nutrientes e vitaminas que cada caso demanda”, explica a dermatologista Carla Nogueira.
Esse tratamento é realizado pela dermatologista na Mais Cabello e recebeu o nome de VittaHair, uma terapia que irá inserir vitaminas diretamente no couro cabeludo, nutrindo o folículo capilar e estimulando o crescimento. Para mais informações e agendamento, basta entrar em contato com um dos especialistas Mais Cabello.
A Mais Cabello possui unidades e diferentes estados do Brasil. Consulte a unidade mais próxima de você. (Link página onde estamos)
Algumas dicas para amenizar a queda
É muito importante cuidar dos fios durante os nove meses de gestação, assim eles podem ficar mais fortes e resistentes no período pós-parto. Para ajudar, selecionamos algumas dicas importantes que podem ajudar (e muito) na prevenção da queda.
- Não utilize o secador de cabelos em altas temperaturas. Durante a gestão, também evite o uso de chapinhas, você corre o risco de danificar a raiz e antecipar a queda de cabelo.Assim você evita que o calor excessivo prejudique os fios.
- Seja gentil e cuidadosa ao pentear seu cabelo. Evite usar a força ao desembaraçar os fios. Uma boa dica é pentear os cabelos no banho, ou com os fios molhados, com auxílio de algum produto para manusear melhor as madeixas. Seguindo isso, o cabelo fica mais maleável e fácil de pentear, evitando a quebra e a queda dos fios.
- Na hora de pentear, divida o cabelo em mechas menores e vá desembaraçando de baixo para cima. Pegue primeiro as pontas e retire os nós, com a ajuda de um produto desembaraçante. Após, vá subindo aos poucos. Isso evita o acúmulo de nós, que numa escovação normal (de cima para baixo, de forma linear e não gradual) seriam somados, tornando a escovação mais difícil.
- Seque e penteie com delicadeza, evitando esfregar os cabelos com a toalha. Isso é importante para evitar danificar ou enfraquecer os fios. Lembre também que o uso prolongado de apliques, presilhas ou elásticos podem intensificar a perda de cabelo.
- Opte por penteados mais soltos ou que não mantenham os fios muito puxados e/ou apertados. Cuidado também com a forma de prender e os acessórios utilizados.
- Atenção a alimentação e as vitaminas. Esteja sempre com os exames em dia e consulte seu médico sobre a necessidade de suplementação vitamínica.
- Evitar lavagem e escovação excessiva. O uso de produtos para cabelos frágeis também pode ajudar.
- Leia com atenção os rótulos dos produtos antes de comprar e usar: lactantes não devem usar produtos com amônia, chumbo e metais pesados. Eles são absorvidos pelo couro cabeludo e são passados para o bebê pelo leite, além de serem extremamente prejudiciais à saúde.
- No pós parto, utilize shampoo com ativos antiqueda. São exemplos desses ativos: baicalina, cafeína, citrulina, germinados de soja e trigo, taurina, defense scalp e dipeptídeo de metionina.
- Procure ajuda de um dermatologista. Um especialista vai te orientar sobre os melhores tratamentos durante e depois da gravidez.
Esperamos que todas as mamães consigam fortalecer a autoestima com essas dicas. Conte com os serviços especializados da Mais Cabello nesse processo, queremos te ajudar a se sentir bem, de forma indolor e acessível.